ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS DE SATISFAÇÃO SOBRE RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Carolina Vargas de Almeida Sposito Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Canova da Silveira Universidade Estadual de Maringá
  • Felipe Alexandre Alves Uechi
  • Karoline Rodrigues Crevelim
  • Mariana Amâncio Daniel da Silva
Palavras-chave: Relação médico-paciente; questionário; satisfação de usuários

Resumo

Objetivo: o presente artigo é uma revisão bibliográfica, cuja finalidade é analisar pesquisas direcionadas a avaliação quantitativa e qualitativa da percepção dos usuários de saúde, no que se refere à relação médico-paciente. Além disso, foi desenvolvido um questionário, com base neste estudo, na possibilidade de futuramente aplicá-lo no Hospital Universitário Regional de Maringá. Método: pesquisa bibliográfica, em que foram analisados artigos científicos com a temática relação médico-paciente e enfoque na avaliação de satisfação do usuário. Os documentos utilizados para este artigo foram encontrados nos seguintes sites de busca de dados: Google Acadêmico, LILACS SciELO, MEDLINE e PubMed. Resultados: apesar de ser considerada como indispensável para maior adesão e melhores resultados terapêuticos, a relação médico-paciente ainda é cercada de falta de empatia e de interesse do profissional frente aos aspectos psicossociais dos pacientes. Conclusão: frente aos resultados encontrados neste trabalho, e tendo conhecimento da relevância dos questionários de satisfação na construção de uma saúde mais eficiente e humanizada, foi proposto, como resultado final desse artigo, um modelo de questionário a ser aplicado no Hospital Universitário Regional de Maringá, que busca mensurar a qualidade da relação médico-paciente neste hospital-escola.

Publicado
2018-10-12
Seção
Artigos, Revisões da Literatura, Séries de Caso